Psicólogos e Psiquiatras frequentemente atendem pacientes com depressão e ansiedade. Um dos tratamentos de primeira escolha para o Transtorno Depressivo Maior é a Terapia de Ativação Comportamental (TAC).
A TAC e suas estratégias vem sendo desenvolvidas desde a década de 1970 e fazem parte de várias psicoterapias empiricamente validadas, como a Terapia Cognitiva e a Terapia de Aceitação e Compromisso. Estudos sugerem que as estratégias Ativação Comportamental são o ingrediente ativo das psicoterapias para a Depressão.
A TAC é uma psicoterapia cujo objetivo é planejar atividades prazerosas, realizadoras e de solução de problemas. Essas atividades, uma vez realizadas, reduzem os sintomas depressivos e aumentam a funcionalidade dos pacientes.
Seu objetivo é identificar a cadeia de eventos que levaram aos comportamentos-problema e, depois, os sucedem.
Nesse curso, aprenderemos com o psicólogo Curt Hemanny sobre como aplicar a TAC como modelo específico e suas principais técnicas. Também veremos como essas técnicas podem ser aplicadas no curso de outras psicoterapias empiricamente validadas, como Terapia Cognitiva, Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética.